quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escove seu sorriso!

   Assim que aparecerem os primeiros dentinhos, a criança já pode e deve fazer o uso de uma escova de dente, bem pequena e com as cerdas macias. 
   Pais e professores precisam participar desse momento, incentivando a criança, dando a atenção necessária. A criança deve manusear a escova e experimentar a sensação de colocá-la na boca, mas depois da divertida brincadeira, o adulto deve pegar a escova e fazer a limpeza correta dos dentinhos da criança.
   É importante a escovação dentária na escola como forma de despertar na criança a preocupação com a saúde bucal e os cuidados diários que ela exige.
   Para aprendermos um pouco mais sobre esse assunto tão importante, Sérgio, papai da Júlia e dentista, veio até a escola. A Turma da União e a Turma do Carinho estiveram conosco para participarem deste momento.
   O Dr. Sérgio falou aos pequenos sobre a importância de se limpar os dentes e que existem bichinhos que comem o restinho da comida e alguns pedacinhos dos dentes também.


   Ele também explicou que as pastas de dente, bem como as escovas, devem ser adequadas para a faixa etária. Não se deve usar pastas de adulto em crianças, pois além de arderem a boca, contém uma grande quantidade de produtos que não são adequados a elas.
   Essa visita foi muito especial! Aprendemos muitas coisas importantes, assistimos um filminho, aprendemos uma música do Sr. Dentuço e ainda ganhamos vários presentes.
   Agradecemos ao papai Sérgio, à mamãe Ana Paula e também à nossa querida Júlia por tanto carinho, capricho e dedicação!
Como é bom poder contar com o apoio da família!

Arte com argila

   A argila é uma espécie de barro específico para modelar. O uso deste material permite às crianças colocar em funcionamento todo o sistema nervoso e até muscular, trabalhando sua percepção e psicomotricidade: fatores importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo. Considerando também que esta é uma atividade onde expressam emoções, que proporciona momentos de relaxamento e promove a integração do grupo.
    Quando transformam um pedaço de argila em um animal, objeto ou boneco os alunos sentem-se mágicos por criarem, com suas próprias mãos, alguma coisa de onde antes só havia um punhado de massa. 
   Desenvolver as habilidades inventivas exige de nós diferentes atitudes, como nos afastarmos para deixar que tomem as decisões artísticas sozinhos, apenas estimulando a criatividade com questões provocantes. Em outros momentos, é preciso instrução prática, quando ensinamos a usar os materiais que oferecemos ou proporcionamos experiências concretas de exploração que possam ser aproveitadas nas aventuras criativas. 
    Sem ter visto, ouvido e participado das muitas maravilhas do mundo, a criança não possuirá uma base sobre a qual construir ou imaginar. Proporcionar tais experiências significa fazer, por exemplo, longas e cuidadosas observações das pessoas, objetos e lugares, conversar bastante e saber ouvir e responder à curiosidade de cada aluno.
   Assim como a arte e os artistas, as crianças pequenas observam e atuam no mundo com curiosidade, sem os padrões pré-determinados. É fundamental que nas propostas de Arte valorizemos essa atitude investigativa de cada criança para que descubra o mundo e recrie a sua maneira.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cantinho das trocas de mensagens entre mãe e filho

Mamãe,


Durante as próximas semanas estaremos aquecendo a comunicação entre mãe e filho através da troca de bilhetes carinhosos.


Vocês poderão pegar seu recado nos envelopes afixados no Espaço Acolhimento da Casinha Feliz e não se esqueça de deixar outro para seu filho, pois dessa forma estaremos motivando a escrita de forma contextualizada e muito prazerosa.


Com carinho,

Tias Jú e Tati

terça-feira, 27 de abril de 2010

Homenagem da Turma dos Amigos para todas as mamães...



FELIZ DIA DAS MÃES!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

19 de abril, Dia do índio

Para comemorar esta data, as crianças tiveram um dia de índio.

   Para começar, aprendemos que os índios usam a semente de uma plantinha chamada URUCUM para se pintar...
  A alimentação indígena é saudável e rica em nutrientes. Eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza, isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. Como não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.

  Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos.

  Numa aldeia indígena, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Aos homens, cabe a função de caçar e pescar. Mas na Turma da Fantasia todos puderam pescar seu próprio peixe...

E assim como os índios, as crianças do Infantil 3 adoram comer milho...

  Os índios realizam muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não-índios, como a peteca e a perna de pau. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos também jogam e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque! 

Brincadeira indígena: Cabo de Guerra
  Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo! Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira!


Agora é hora de prestar nossas homenagens àqueles que fazem parte da nossa história e cultura...






"Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez no pequeno bote.
Iam navegando rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou
Quase, quase virou
Mas não virou!"

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Paz pela paz

Foi com muita alegria que encerramos o 1º Bimestre de 2010. Para fechar com chave de ouro, as crianças da Casinha Feliz apresentaram aos pais uma música que tem tudo a ver com o projeto deste ano.


"A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM" - Nando Cordel
A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pela criança
Paz pela paz - pela floresta
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.