domingo, 28 de março de 2010

Vem brincar que o Circo já chegou!

No dia 27 de março comemoramos o "Dia do Circo".

Nossas crianças prestaram uma homenagem aos "palhaços" que representam a alegria do circo...

Vejam quantos palhacinhos lindos tivemos por aqui...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Chegada do Outono


O outono chegou em nossa escola de uma forma diferente..

A data serviu de pretexto para incentivarmos a prática da alimentação saudável, ampliar o paladar diante da variedade de frutas existentes, além da simulação de uma feira de verdade.
Nos primeiros anos de vida, as crianças começam a formar seus hábitos alimentares. Procuramos mostrar para as crianças que comer frutas é uma expêriencia gostosa, culminada pela saúde e qualidade de vida.

A Casinha Feliz preocupa-se com a qualidade dos alimentos consumidos e todos os dias as crianças trazem uma fruta para ser apreciada e compartilhada com o grupo em outros momentos fora do lanche.
Percebemos ao longo de nova vivência com as próprias crianças que elas não consumem as frutas na hora do lanche, porque querem brincar e comer a fruta consome muito mais tempo. Após compreender os motivos apontados por eles, a professora recolhe todas as frutas das lancheiras, prepara e serve nos momentos em que estão brincando nos pátios, próximo ao horário da saída, dessa forma, eles não precisam parar de brincar para consumir a fruta!




Brincando com as frutas
De olhos vendados as crianças fazem a identificação das frutas.

Aproveitando para testar o paladar dos pequenos...

Desta forma, tudo fica mais divertido e saboroso!

terça-feira, 23 de março de 2010

FEIRINHA FELIZ - ENTRADA DO OUTONO

No dia 19 de março a Casinha Feliz proporcionou aos seus educandos uma atividade diferenciada para festejar a entrada do outono. A data serviu de pretexto para incentivarmos a prática de uma alimentação saudável, ampliar o paladar diante da variedade de frutas existentes, além de criar um ambiente semelhante a uma feira de verdade, onde os alunos puderam comprar frutas, atentos a seus respectivos valores e ao troco correto.
Durante toda semana a feira esteve presente nas atividades das mais diversas formas envolvendo todas as áreas do conhecimento: Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Música, Artes, além de ter contribuído para a ampliação do paladar das crianças diante da diversidade de frutas.
Resumindo, os alunos digeriram saúde, muito conhecimento e uma semana pra lá de saborosa!
Vamos acompanhar o processo pelas fotos...
 
Iniciamos a montagem da feira com alguns voluntários da Turma dos Amigos que se dispuseram a fazer a faixa principal da feira e algumas placas com frutas decoradas em grande estilo!!! Obrigada 1° Ano pela riqueza e beleza de suas produções!















Os feirantes foram selecionados um de cada turma do 1° ao 5° Ano. Eles trabalhavam em duplas e trios para atender bem aos fregueses.




Eles receberam instruções sobre o funcionamento de uma feira e receberam uma caixa com dinheiro para troco. A primeira responsabilidade que receberam foi a de contar quanto dinheiro tinham em caixa, para no final da feira, ao fecharem o caixa, saberem o quanto ganharam com as vendas. 

As funções dos feirantes eram divididas e alternadas para que pudessem passar por todas as etapas. Enquanto um atendia ao cliente, o outro anotava a fruta vendida e a quantidade na tabela, enquanto o terceiro cuidava de embalar e entregar a mercadoria. E os fregueses começam a chegar, a princípio por turma para não tumultuar, mas o tempo foi ficando curto para atender a todas as salas e eles começaram a vir de duas em duas.


A Educação Infantil desceu antes da Feira começar para que as professoras pudessem explorar outros conceitos e levantar desafios a serem resolvidos pelas crianças usando esse material concreto tão rico e saboroso!!

Eles compararam pesos, texturas, tamanhos, cores, formas, cheiro, quantidades.  


Eles fizeram experiências próprias, tais como subir na melancia, contar laranjas nas caixas de madeira, tentar levantar as melancias das bancas.


Pesar e virar a balança do avesso para poder entender sua função, já que tudo hoje é tão eletrônico e digital!!! E foram muitas as curiosidades sanadas...

E o que é que a banana tem?

Antes de partir para as compras os alunos passavam pelo Banco Central, incorporados pelas professoras, para se capitalizarem.


 Tinham aqueles que vibravam com apenas uma moeda, assim como tinham aqueles que quanto mais dinheiro melhor!!
 Tinha até gente guardando o dinheirinho nos bolsos...
E gente que não queria comprar para não ter que dispor das suas notinhas...
Gente econômica, gente gastadeira,
Tinha fregueses tranquilos, pacientes, mas também tinham aqueles que furavam filas, não esperavam sua vez de serem atendidos. Os feirantes ficaram mais impaciente com os fregueses reclamões, que achavam as frutas muito caras e queriam um chorinho, ou melhor, uma frutinha a mais na balança!

E quando um professor ou diretor queriam comprar a fruta sem dinheiro, os feirantes partiam para a reclamação e diziam, só levam se trouxer o dinheiro!!! E não é que eles conseguiram organizar a questão do terrível FIADO?!
 Os feirantes começaram a reclamar da quantidade de trabalho e tiveram que resolver esse desafio entre eles. Foi fantástico, pois tinham que atender a todos e usar de toda a agilidade e simpatia para não perder a freguesia!

Escolher bem as frutas também é um belo ensinamento. Então vamos conhecer alguns fregueses mais exigentes em suas escolhas...
Hora de levar as frutas para a sala... Quando os dois carrinhos de feira estavam sendo utilizados, foi preciso improvisar. Nessa hora, cada aluno entrou com uma idéia diferente, mas tudo se ajeitou no final!
Os hábitos de higiene também precisam ser trabalhados... Será que podemos comer imediatamente as frutas tiradas das bancas? Claro que não!! Então vamos aprender o processo de higienização correto, com direito ao produto adequado para tal.

Chegou a tão sonhada hora de degustar as frutas... Cada um escolhia sua fruta favorita e foram incentivados a experimentar outras que não tinham o costume de comer. Vamos comparar os sabores? Qual será melhor? Qual será a mais doce? A mais azeda? A mais ácida? Todas as uvas têm o mesmo sabor? Só conferindo para responder a esses desafios lançados pelas professoras, não é mesmo?

E agora, o que fazer com as cascas das frutas e todo o lixo produzido?
Hora de saber reciclar e ajudar nosso planeta a ser saudável também!!!

Algumas frutas da Feirinha Feliz apodreceram!

Então aproveitamos para estudar sobre isso, com a seguinte pergunta: De onde vem o bolor que cresce sobre os alimentos?
Esta foi uma rica oportunidade para as crianças observarem e conhecerem de perto a presença do bolor nas frutas e de testaram os sentidos, tocando, cheirando e observando como acontece a ação do bolor!


Conhecimento prático, para se lembrar para sempre...

Várias atividades foram sendo propostas aos alunos de forma contextualizada, incluindo a construção de desafios matemáticos por eles utilizando dados da feira. Alguns deles se transformaram em questões das avaliações. E eles capricharam no nível de dificuldade. Teve desafio que nem o próprio criador conseguiu resolver!!!


Diferentes tipos de utilização das frutas foram testados em nossa cozinha experimental!
Que tal uma sobremesa com bananas assadas? Tia Fátima fez para a Turma dos Amigos e ninguém conhecia...



Teve gente que adorou!!!
Teve gente que estranhou, mas pelo menos
experimentou um sabor diferente...
Teve suco de laranja em todas as salas, mas na Turma da Amizade teve um diferencial, eles aprenderam a preparar o suco e fizeram uma atividade onde tinham que organizar as fotos obedecendo à sequência lógica dos passos necessários para preparar um delicioso suco de laranja. Foi incrível, vamos conferir a euforia!!!


Todo processo de transformação desperta interesse nas crianças, por isso é importante que elas acompanhem e participem ativamente de  situações como estas.
Em que foto o espremedor de frutas tem mais suco?
Eles compararam as quantidades de acordo com as laranjas que espremiam e o medidor em ml.
Momento de degustação!!!

Na Turma da Mamadeira, difícil foi sobrar melancia para preparar o suco, pois quando Tia Luciene ofereceu um pedacinho para cada um perceber o doce através do paladar, eles não pararam de entrar na fila para ganhar mais um pedacinho.
 
Tia Lú teve que apressar o passo para o preparo do suco,
para não faltar o ingrediente principal.

suco de melancia foi muito apreciado.

E que tal relembrar aquele doce tradicional conhecido por “Olho de Sogra” para transformarmos as ameixas secas em uma deliciosa experiência?
Os pais de Tiago e Júlia trouxeram ameixas secas e nós as transformamos em um doce com recheio de beijinho e é claro, com a participação das Turmas dos Amigos e Dinâmicos. Vamos acompanhar o processo?


Conhecendo os ingredientes.
Exercitando a coordenação motora ao separar as forminhas.
Ajudando no preparo.
Todos querem dar uma mãozinha...
Como criança não deve brincar com fogo,
tia Fátima toma conta da panela e do fogão!
Tudo pronto para ser modelado...
Receberam instruções das professoras
e colocaram seu aprendizado em prática!
Quanto maior a quantidade do doce beijinho,
maior seria o olho da sogra!
Beatriz ficou organizando os doces para
a festa da degustação!
E foi lançada a pergunta: Por que esse doce
se chama Olho de Sogra?
E algumas respostas foram:
"Porque quem inventou foi uma sogra."
"Porque ele vem dos antepassados."
"Porque olho de sogra é grande."
Isadora disse que a ameixa sozinha não tinha bom
cheiro, mas com o beijinho ela ficou muito
cheirosa e estava louca para provar.
Mas só poderia comer depois que todos terminassem
suas modelagens, ou melhor, seus docinhos!
E eles não estavam com pressa, pois o ato de ajudar no preparo
já é uma grande festa e sustenta a alegria de poder criar algo para si mesmo.

A Casinha Feliz agradece aos pais por terem contribuído com essa riquíssima sequência didática, hoje conhecida entre os alunos, por FEIRINHA FELIZ!!

Muitas atividades ainda serão planejadas e executadas durante esta linda estação do ano! Fiquem de olho, pois nós não paramos por aqui!!!

Vocês gostaram de nossa Feirinha? Então deixe seus comentários...