quarta-feira, 3 de março de 2010

A Importância dos jogos livres na Educação Infantil

Jogos e brincadeiras livres ajudam a construir o conhecimento. Podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.

Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.
É importante oferecer variedade de materiais para que a criança possa fazer escolhas de acordo com suas necessidades. Cada mundo, cada pensar, cada interesse em particular precisa ser considerado para produzir aprendizagens significativas.
Durante os jogos as crianças elaboram situações reais e dentro delas precisam tomar suas decisões.
A hora do jogo não deve sofrer intervenção direta do professor, ele deve ser apenas um observador com um olhar sempre atento para quem lhe procura pedindo orientações e/ou para redefinir suas estratégias de ensino, tornando-as mais eficientes.
O envolvimento é notório quando o interesse pela atividade fala mais alto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário